Diversas atividades marcam a campanha de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes em Caém

Publicado em: 17/05/2022

A Secretaria de Assistência Social de Caém, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em parceria com Conselho Tutelar, está realizando ações da Campanha  Nacional  de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização municipal  trás como tema: Caém no Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

A ação está sendo desenvolvida com os alunos da rede municipal de ensino. O tema está sendo abordado de forma lúdica, dinâmica e divertida com o objetivo de oreintar e alertar as crianças e adolescentes sobre esse gritante crime que é acometido contra os mesmos. E que estes precisam ser protegidas integralmente, a proteção de meninos e meninas precisa ocorrer em todos os aspectos da sua vida, como negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A secretária de Assitência Social, Kelciane Moura Gomes, destaca que a Prefeitura de Caém promove ao longo de todo o ano ações de enfrentamento e atividades que visam sensibilizar e mobilizar a população para o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. No dia 18 de maio, quarta-feira, acontece a Blitz da Secretaria na rua Frei Mariano, a partir das 09 horas para conscientizar sobre a passagem do ‘Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes’.

“Cada um de nós é responsável por mudar essa realidade. É importante ficar atento e não fechar os olhos se observarmos qualquer mudança nas reações de crianças e adolescentes. Se testemunhar, souber ou suspeitar de violências sexuais, denuncie. O principal canal de denúncias é o Disque 100, mas é possível acionar Conselho Tutelar, Delegacia e CRAS”, salientou a secretária, completando que a campanha é para destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “É preciso garantir que toda criança e adolescente tenham direitos ao desenvolvimento de forma segura e protegida livre do abuso e exploração sexual”, finalizou.

A proposta anual da campanha este ano é comemorar o 22º aniversário da"Faça Bonito”, que  tem por finalidade proteger e resguardar crianças e adolescentes, assim como também proporcionar a população o conhecimento e a conscientização acerca da proteção social destes sujeitos de direitos.

Disque 100 - O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As ligações são anônimas e o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente para o Conselho Tutelar de Caém.