Publicado em: 26/08/2021
Aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira (25), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Caém. O evento que aconteceu no Colégio Padre Alfredo Haasler, reforçou a importância das políticas socioassistenciais. O tema central da Conferência foi: “A Assistência Social, direito do povo e dever do estado, com financiamento para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A secretária de Assistência Social de Caém, Kelciane Moura, fez um balanço do trabalho que a sua pasta vem desenvolvendo no município para atender a população que precisa dos serviços sociais. “Estamos em um momento delicado para a Assistência Social. Tenho certeza que os desafios impostos pela pandemia foram enormes, aumentando a demanda e as dificuldades de fornecer assistência básica aos caenenses e os problemas que surgiram no último ano exigiram ainda mais dedicação e trabalho”.
Iraneide Rosa Lourenço Almeida, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, agradeceu a participação de todos na realização da 13ª Conferência, ressaltando os avanços e desafios do SUAS e a gestão da política de Assistência Social: “é uma grande responsabilidade e uma honra estar representando a sociedade civil, mais especificamente as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS de Caém, especialmente nesse contexto de pandemia, em que o serviço público, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), demonstraram, mais do que nunca que salvam vidas”.
O prefeito Arnaldo Oliveiraressaltou que os usuários são o início, meio e fim da política de assistência social e que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos. “Meu carinho especial aos usuários e usuárias da Assistência Social, meu compromisso maior é lutar todos os dias, doando o melhor de mim, para proporcionar uma vida melhor para nossa população, independente de lado político”, disse o prefeito, destacando o trabalho e a dedicação da equipe que escolheu para a sua gestão.
Estiveram presentes também secretários municipais, representante dos usuários, trabalhadores do SUAS , entidades e a sociedade em geral para discutir a política de Assistência Social.
Por conta da pandemia da Covid-19, durante a Conferência foram tomadas medidas de segurança sanitária, obedecendo protocolos de saúde como o distanciamento social e o uso do álcool em gel.