Publicado em: 20/08/2021
Como parte das atividades do ‘Agosto Lilás’, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, uma roda de conversa com participação de mulheres do Grupo Rosas aconteceu na tarde do último dia 17, em Caém.
Entre os objetivos do encontro foi a necessidade de se discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. Realizado pela Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), através da equipe Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a roda de conversa foi mediada pela assistente social Ana Quercia Bertoldo e a psicóloga Tarcila Santana, do Cras, que reforçaram a gravidade do problema e participação e atenção da população para com atos de violência contra a mulher.
Conforme a secretária da Semas, Kelciane Gomes, a violência sexual é a que mais ocorre, mas existem vários tipos de violações contra as mulheres e que na maioria das vezes a violência acontece de forma silenciosa, passando despercebida pela sociedade já que a vítima não comenta e não procura ajuda por vergonha ou medo. “A sociedade precisa estar em alerta, e a qualquer sinal deste crime é preciso que seja denunciado”, ressaltou a secretária, destacando a importância da campanha Agosto Lilás, "agosto Lilás, que é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, é um momento de discutir a erradicação de uma triste realidade que acontece em todo o mundo. Esta é uma luta constante, mas durante os 30 dias do mês de agosto dedicamos para chamar a atenção para a necessidade de se inibir os casos de violência doméstica”, concluiu.