Agosto Dourado: Mês da Amamentação

Publicado em: 13/08/2021

Agosto Dourado: Secretaria de Saúde de Caém comemora mês da amamentação com usuárias
As gestantes, puérperas e lactantes atendidas pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Arnaldo Xavier de Oliveira, do bairro Emília Andrade, reservaram a última terça-feira (10) para celebrar, com profissionais de saúde da unidade, o Agosto Dourado com uma palestra. A iniciativa realizada pela equipe, através da Secretaria de Saúde Municipal, teve o objetivo de orientar e reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê.
A importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável do bebê foi o foco do evento coordenado pela enfermeira Emanuele Sinfrônio da Silva. Os cuidados com o bebê e as dificuldades que podem ocorrer durante a amamentação também fizeram parte das discussões durante o encontro. As gestantes que se fizeram presentes participaram de brincadeiras e do sorteio de kits de recém-nascidos. Foi oferecido também um café da manhã.
“O apoio que os profissionais de saúde oferecem faz com que as gestantes, principalmente as que serão mães pela primeira vez, entendam melhor o processo do aleitamento e o que é necessário para garantir o principal alimento para seus filhos”, destacou o secretário Antonio Carlos de Oliveira Nunes.
Aleitamento
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para o bebê se desenvolver de maneira saudável, devendo ser exclusivo até os seis meses de idade, pois o bebê não precisa de nenhum outro alimento, nem mesmo água.
Mamar é a primeira necessidade que todo ser humano tem ao nascer. Nos primeiros meses de vida, o seio materno é a solução para quase todos os nossos choros. O aleitamento materno traz benefícios para a mãe e o bebê, prevenindo diversos problemas de saúde. Além de fortalecer o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, o leite materno previne infecções como diarréias, pneumonias e otites e reduz o risco de alergias, melhora a respiração e ajuda no desenvolvimento de dentes fortes e bonitos. A criança bem amamentada tem ainda menos chances de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão arterial e doenças cardíacas.