Prefeitura de Caém - BA
Siga-nos

UBV-Fumacê complementa ações de combate ao Aedes Aegypti em Caém


Publicado em: 06/06/2024

Tendo em vista o crescente número de casos de notificação de suspeita de arboviroses (dengue zika e Chickungunya) e atendendo ao que recomenda o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Caém, através da Secetaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas ações no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Como parte deste trabalho, uma equipe de endemias está fazendo o tratamento focal, estão delimitando um raio de extensão e as casas que tiveram moradores adoecidos para fazer o trabalho de bloqueio e borrifação com o UBV costal, mais conhecido como fumacê.

Essa ação visa interromper o ciclo de transmissão dos arbovírus, já que um mosquito não infectado pode picar uma pessoa doente e, em seguida, transmitir para outra pessoa que não está doente.

Os bairros atendidos nesta quinta-feira (6), foram o Dalva Muricy e Paulo Roberto, com extensão até a Rua 8 de abril.

“Todos os moradores devem redobrar os cuidados dentro de casa, principalmente nesse período de chuva em que a água acumulada pode passar despercebida. É necessário fazer a vedação adequada de caixas d’água e reservatórios de água, eliminação de criadouros em qualquer mínimo recipiente, como tampinhas de garrafa, pratos de planta, ralos e reservatório de água atrás da geladeira. O lixo também deve ser descartado nos horários e locais apropriados. Precisamos lembrar que a ação de hoje nos ajuda a combater o mosquito já em fase alada porém não elimina os focos de larvas do mesmo Sendo assim, se não houver a contribuição dos moradores, logo, mais mosquitos estarão pela mesma região”, alerta a diretora em Vigilância em Saúde de Caém, Gláucia Sá Brandao Freitas Gomes.