Publicado em: 18/05/2023
Em encontro ocorrido no último dia 16, a Secretaria de Educação de Caém, através do Centro de Atendimento da Educação Especial Inclusiva, apresentou o plano de formação pedagógica do ano letivo de 2023 para os docentes, mediadores e coordenadores escolares, com vistas para a qualificação das práticas educacionais, com o tema: ‘O Atendimento Educacional em Foco’.
Durante os trabalhos foi feita uma apresentação em libras pela aluna Ítala Laíse e Silva. O ocorrido foi bastante elogiado e comemorado, pois Ítala quem tem surdez é iniciante da turma de libras na educação municipal de Caém. Através de sinais ela já se comunica e interage com outras pessoas.
Conforme a formadora Ceiça Simões, a Educação Especial Inclusiva é uma metodologia pedagógica que combina noções da educação regular com a educação especial. Seu objetivo principal é promover a integração entre todo seu alunado atendido pela Rede Municipal de Ensino. “Para garantir que essa finalidade seja alcançada, é fundamental que ocorra uma união entre as políticas públicas, instituição de ensino, família e professores qualificados” ressalta Ceiça, completando que “a Educação Inclusiva visa maior integração entre as crianças a partir da difusão do ensino coletivo. Dessa forma, o ambiente escolar promove o convívio entre os alunos com necessidades especiais ou não, favorecendo a aproximação entre as criança”.