• Image 01
  • Image 02
  • Image 03
  • Image 04
  • Image 05
  • Image 06

Prefeito de Caém inaugurou Escola a comunidade Quilombola de Várzea Queimadas no último sábado (02).

No último sábado, dia 02 de fevereiro, o Prefeito Gilberto Matos e equipe estiveram na comunidade Quilombola de Várzea Queimadas no município de Cáem para cerimônia de entrega da Escola Municipal Domingos Pereira dos Santos que passou por obras de reforma e ampliação de toda sua estrutura a fim de melhor atender e garantir acessibilidade para todos e todas estudantes.

A antiga estrutura da Escola não passava nenhuma obra fazia cerca de 32 anos e só agora na  gestão Juntos Faremos Mais foi possível realizar essa que com certeza foi uma das nossas ações mais significativa até agora. A escola foi totalmente transformada, foram construídas quatro novas salas de aulas, refeitório, banheiros, pátio coberto e quadra poliesportiva com arquibancada e cobertura metálica que também poderá ser utilizada pela comunidade aos finais de semana para a prática de diversas modalidades esportivas e eventos culturais. Toda estrutura recebeu cerca de 171,46 metros lineares de muro.

A professora Leonidia Jesus dos Santos, trabalha nesta escola a cerca de 32 anos contou que quando começou a lecionar na comunidade, só tinha esteiras no chão para acomodar os estudantes e por isso tudo a expectativa sobre como essa nova estrutura vai impactar a vida escolar é muito grande. A respeito disso ela conta que “antes nós estávamos em um espaço que não dava para fazer o trabalho de forma adequada como devia ser desenvolvido. O que percebo é que com essa nova estrutura, tanto estudantes como docentes estão com boa expectativa por acreditar que agora teremos condições de desenvolver um trabalho melhor nesta estrutura que acolhe todos com dignidade”.

Estiveram presentes nesse evento além do prefeito Gilberto Matos, a primeira dama Suze Matos, a secretária de educação Lucinéia Carvalho, os vereadores Jó de Mô, Toinho Araponga, Pablo Piauhy e Jhon do Gonçalo, o secretário de planejamento Edivan Reis, secretária de Assistência Social Rita de Cascia, secretária de saúde Sandra Castro, a diretora Luiza Ferreira Leão e demais funcionários e funcionárias da Escola, o engenheiro do município Thiago Augusto Rios, representantes da empresa EFFES ENGENHARIA LTDA responsável pela obra, além de toda comunidade.

O vereador Jó de Mô que indicou essa obra como sendo prioritária, demonstrou alegria em ver a obra tomando forma e sendo entregue a comunidade. “Quero aqui agradecer o prefeito Gilberto Matos por ter atendido minha indicação da reforma e ampliação da Escola Domingo Perreira na comunidade de Várzea Queimadas. Me sinto muito feliz e vou continuar meus trabalhos como representante de Piabas e região” conta.

A secretária de educação Lucinéia Carvalho lembrou que a Escola Domingos Pereira teve início em 1986 e só em 1991 teve sua sede construída. Só agora, 28 anos depois do surgimento da unidade escolar, a mesma passou por uma super reforma. “é com grande alegria que entregamos essa escola para esta comunidade, por acreditarmos que essas pessoas merecem o melhor. Esta escola não foi construída no fim do mundo, esta escola foi construída na comunidade Quilombola de Várzea Queimadas que merece dignidade e acesso às melhores condições possíveis como qualquer outro cidadão caenense. Zelem da escola que foi feita para vocês”, finalizou Lucinéia Carvalho.

A professora Leonidia quando questionada sobre como ela percebe a reação da comunidade sobre a entrega da escola, contou que a alegria coletiva já é notória ao receber essa escola reformada. “Mesmo quem ainda não entrou no colégio já está animado por perceber que no município ainda não encontramos estrutura tão bem equipada como a que está sendo entregue para a comunidade de Várzea Queimadas”, finalizou.

Apesar das críticas e comentários que discordaram do investimento destinado aquela comunidade, a gestão mantive o objetivo por acreditar e defender que a comunidade de Várzea Queimadas, assim como outras comunidades do município merecem o melhor e terão se depender da ação e vontade do prefeito Gilberto Matos que está trabalhando para melhor servir o povo caenense, na certeza de que tudo que está sendo realizado é para todos e todas do município.

“Nós precisamos fazer a educação acontecer, principalmente nos locais que são de mais difícil acesso e é por isso que nós nos preocupamos em começar as obras de melhoria na infraestrutura por Piabas, pois, sabemos que tanto Várzea Queimadas como Piabas são discriminadas por conta da forte presença negra e nós temos que mudar essa realidade. Fizemos um cadastro de uma creche municipal para a comunidade de Piabas do mesmo porte da que está sendo construída na sede do município”, finalizou.

A programação da festa contou com torneio de futsal que inaugurou a quadra esportiva e a competição final ficou entre as equipes do Gonçalo e Piabas que levou a melhor vencendo de 5 x 3. Em seguida o cantor Carlos Oliveira abriu a festa dançante seguido de Agno Flash e para encerrar a festa, o mala da pisadinha, um grupo da comunidade de Várzea Queimadas. A polícia militar esteve presente no local comandada pela cabo Aidê dos Santos Costa.  

 

Prefeitura de Caém Juntos Faremos Mais

 

ASCOM